Cursos de Informática Básica

Informática Básica

CONCEITO DE INFORMÁTICA
Ao longo da história, o homem tem precisado constantemente tratar e transmitir informação, por isso nunca parou de criar máquinas e métodos para processa-la. A informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados á área de calculo e gerenciamento.
Ela é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. O termo foi criado em 1962 e provem da contração das palavras – Information Automatique.
Algumas das funções da informática:
 Desenvolvimento de novas máquinas;
 Desenvolvimento de novos métodos de trabalho;
 Construção de aplicações automáticas;
 Melhoria dos métodos e aplicações existentes.
2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Um computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas.
É um equipamento eletrônico que processa informações na forma de dados, podendo ser programado para a realização de diversas outras tarefas. Foi construído para desempenhar cálculos e operações lógicas com facilidade e rapidez.
De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo:
 A Entrada se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Exemplo: quando clicamos em algum arquivo.
 O Processamento é onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinado resultado.
 A Saída é simplesmente o resultado de todo o processamento, podendo ser impresso em papel, armazenadas, ou até mesmo servir como entrada para um outro processo. O computador exibe os resultados obtidos na tela, mostrando o arquivo.
Em suma um computador tem quatro funções básicas:
 Receber dados e informações de entrada
 Processar a informação
 Produzir dados e informação de saída
 Armazenar dados e informações
7
Num computador podemos distinguir três componentes básicos:
 Hardware – O conjunto de componentes físicos de um computador e os periféricos ligados a ele. Exemplo: teclado, impressora, monitores e outros.
 Software – Conjunto instruções que são processados num computador. É a parte lógica do computador. Ex: Sistema Operacional, editores gráficos, jogos, entre outros.
 Peopleware – É um conjunto de pessoas dedicadas a todo sistema computacional. Forma o conjunto de recursos humanos deste sistema e envolve analistas de sistema, programadores, entre outros.
3 HISTÓRICO DOS COMPUTADORES
O primeiro equipamento eletrônico com as mesmas características dos computadores atuais surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido em conjunto pela Universidade de Harvard e a Marinha Americana, o primeiro computador, o Mark I, ocupava 120 m3 de espaço, possuía milhares de reles e precisava de três segundos para operar dois números de dez dígitos. Naquela época, os militares precisavam dos computadores não só para fazer cálculos de balística com rapidez como também para desvendar as mensagens secretas enviadas entre tropas alemães.
Em paralelo, o Exército americano desenvolvia o ENIAC. Possuindo cerca de 18 mil válvulas, o Eniac foi desenvolvido em segredo para uso na guerra, e só ficou pronto meses depois de seu término. O Eniac era uma máquina de 30 toneladas, 5 metros de largura por 24 de comprimento e possuía 800 Km de fios.
O grande problema do MARK I e do ENIAC era que a cada nova operação de programação sua fiação elétrica tinha que ser totalmente refeita. Foi ai que John Von Neumann, um matemático de Princeton, sugeriu que os computadores passassem a utilizar informações e programas na sua própria memória eletrônica.
As instruções e dados seriam armazenados em memórias eletrônicas de uma maneira codificada em cadeias de uns e zeros, única linguagem que os equipamentos eletrônicos realmente entendem.
Para acelerar o processo de desenvolvimento dos novos computadores, surgem, em 1947, os transistores. Os transistores eram menores, duravam mais, esquentavam menos e consumiam menos energia que as válvulas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: